Interface do Programa
A interface do usuário consiste na janela principal do programa e nas caixas de diálogo auxiliares exibidas na tela, conforme necessário, como resultado de pressionar determinados botões.
1. ASTER pode parecer um programa um pouco difícil para o iniciante. Na verdade não é assim. Para utilizar o ASTER com sucesso, basta ter um conhecimento básico na área de computadores pessoais. Os desenvolvedores do programa fazem esforços consideráveis para simplificar e acelerar a familiaridade com o programa. Para este fim, o programa está equipado com um sistema de ajuda sensível ao contexto. Se você não entender nenhum elemento na interface do programa, basta mover o ponteiro do mouse para um local incompreensível e pressionar a tecla de controle F1 para obter uma dica sobre esse elemento.
2. Se você é um iniciante que acabou de instalar e iniciar o ASTER, e não sabe por onde começar, comece com a seção Guia rápido. Esta seção lista as etapas necessárias para configurar e iniciar rapidamente o ASTER. Bem, depois, conforme necessário, será possível se familiarizar com configurações e recursos mais avançados do ASTER.
Lista de janelas do programa Control ASTER
Bem-vindo à interface do usuário
Quando você terminar a instalação do ASTER e ele for executado pela primeira vez, você verá a janela abaixo com três opções:
Detalhes sobre as três opções são exibidos em nosso Guia de “Início rápido” .
“ Configurações de proxy ” – abre a janela de configurações do servidor proxy . Só é necessário se sua internet estiver conectada por meio do servidor proxy.
“ Ativação da Licença ” – Abre a janela de ativação da licença do ASTER
“ Ativar Período de Teste ” – Se você clicar nesse botão, ele ativará um período de teste de 14 dias. A avaliação é vinculada ao ID do hardware, portanto, você não pode redefini-la mesmo se reinstalar o sistema operacional
Janela principal do painel de controle
A janela principal do “Painel de Controle ASTER” fornece acesso a todas as configurações do programa ASTER.
Além do nome do programa, o título da janela inclui a versão do ASTER e o tipo de licença ASTER, seu status (se está ativado e os locais de trabalho iniciados), bem como o número de locais de trabalho exibidos.
O painel de controle possui várias guias e o conteúdo das guias muda dependendo de qual guia está atualmente selecionada.
O conteúdo das duas linhas na parte inferior do painel de controle do ASTER é sempre constante. ou seja, eles não mudam ao trocar de abas. Suas funções estão listadas nas subseções a seguir.
“Reinicie o sistema” – Este botão está oculto por padrão. Ele se mostra quando uma configuração foi alterada, e quando a mesma exige que o computador seja reiniciado para a mudança ter efeito. Você pode clicar nesse botão quando estiver pronto para reiniciar o sistema ou reiniciar o computador pelos controles do Window.
Botão “Aplicar”. A maioria das configurações do ASTER, quando alteradas, não são diretamente aplicadas e armazenadas até que você clique no botão “Aplicar”. Se não houver alterações que precisem ser salvas, este botão ficará inativo (cinza).
Ao salvar algumas configurações, você precisa fornecer privilégios administrativos. Isso é indicado pelo escudo no botão. Se um privilégio administrativo é realmente necessário, o programa exibe uma solicitação padrão do Windows UAC (controle de conta de usuário).
O botão “Ajuda (F1)” permite que você obtenha uma ajuda sensível ao contexto. Basta colocar o cursor do mouse no elemento desejado da interface e pressionar F1.
O botão “Sair” encerra o programa, em vez de minimizar para a área de notificação.
“ID de instalação” exibe o ID de instalação do ASTER . Para copiar este identificador para a área de transferência, basta clicar nele com o mouse.
O botão “Solicitação de Suporte” é utilizado para contatar o serviço de suporte do ASTER. Quando o botão “Solicitação de Suporte” é clicado, uma janela é aberta, na qual você precisa preencher o formulário de solicitação e enviar uma solicitação para o serviço de suporte do ASTER. Por favor, use este método para solicitar ajuda ao invés de enviar uma solicitação via e-mail.
Janela de ativação
Guia ativação Online
Para a ativação do ASTER, insira o número de série especial (chave de licença) recebido após adquirir a licença ASTER. Digite o “Código de Ativação” no campo de entrada e clique no botão “Ativar”.
Ativar. Depois disso, o número de locais de trabalho disponíveis aumentará de acordo com o tipo de licença que foi ativada. O processo de ativação do ASTER requer acesso à internet.
O botão “Ativar” inicia o processo de ativação, no final do qual a notificação de ativação bem-sucedida ou malsucedida aparecerá.
Botão “Ativar Terminais de Teste” – permite ativar por período de teste (14 dias) para os terminais que são mais que o número de terminais ativados com uma licença. O botão está ativo somente após a ativação de qualquer licença Pro. Isso também possibilitará testar mais terminais do que os já disponíveis e, com base na avaliação, você poderá adquirir uma licença adicional e ativá-la. O período de avaliação (14 dias) começa somente depois que você clica nesse botão. Portanto, não clique nesse botão se não estiver planejando testar mais terminais.
Clique no botão “Sair” para sair da caixa de diálogo sem ativar o ASTER.
Guia “Restore/Deactivate”.
O campo “ID de instalação” contém o ID exclusivo para identificar o computador no qual a cópia do ASTER está instalada.
O menu suspenso “Backups” contém todos os backups criados para os IDs de Instalação.
“Restaurar Licença …” este botão permite restaurar licenças do backup selecionado.
“Preparar Desativação” este botão abre a caixa de diálogo de desativação.
“Cancelar Desativação” este botão permite cancelar a desativação da chave de licença que foi solicitada anteriormente para desativação.
“Desativar Licenças” este botão completará o procedimento de desativação, após o qual aparecerá uma mensagem com uma lista de novas chaves emitidas para substituir as desativadas.
“Limpar Informações de Licença do ASTER” este botão apagará todas as informações de licença ASTER do disco do computador.
Caixa de Diálogo Desativação
A tabela lista as licenças que estão ativadas no PC.
Na coluna:
-
ID de ativação – exibe o código de ativação ativado neste PC. Você pode solicitar a desativação das chaves que você marcar na caixa de seleção ao lado do código de ativação. Assim, se houver várias licenças ativadas no PC e você selecionar algumas delas, outras licenças permanecerão ativadas.
-
Locais de Trabalho – o número de locais de trabalho suportados pelo código de ativação.
-
Data de validade – exibe a data de expiração da licença. Se a licença não for uma assinatura, ela mostrará “Nunca expirou”.
O campo “Sua mensagem” deve conter o motivo da desativação da licença. E se você tiver alguma solicitação de adição para desativação, inclua-a também. Por exemplo, durante o processo de desativação, podemos combinar as chaves Pro-2 + Pro-3 em uma chave Pro-5, o que a tornará mais conveniente para você.
NÃO PODEMOS DIVIDIR UMA LICENÇA EM VÁRIAS LICENÇAS (Por exemplo, dividir uma licença Pro-6 em três licenças Pro-2)!
O campo “Seu Nome” é obrigatório e deve conter o nome do titular da licença. A desativação da licença resulta no cancelamento do código de licença anterior e na emissão de um novo como seu substituto. Você pode alterar o nome ao qual a nova ativação será anexada, portanto, se necessário, insira o nome do novo titular da licença, caso contrário, digite seu próprio nome.
O campo “Seu Email” é obrigatório e deve conter o endereço de e-mail do proprietário da licença. A desativação da licença resulta no cancelamento do código de licença anterior e na emissão de um novo como seu substituto. Você pode alterar o endereço de e-mail ao qual o novo código de ativação será anexado, portanto, se necessário, insira o novo endereço de e-mail do proprietário da licença. Caso contrário, insira seu próprio e-mail.
Marque a caixa de seleção “Notifique-me por este e-mail”, se desejar receber um alerta após o processamento da solicitação.
No campo “e-mail para notificação”, insira qualquer endereço de e-mail que você deseja usar para receber o e-mail de notificação.
Clique no botão “Enviar” para enviar a solicitação para a desativação.
Clique no botão “Cancelar”, para cancelar o pedido de desativação e fechar o “Diálogo de Desativação”.
Confirmando o início das estações de trabalho
Esta janela só aparece se você tiver selecionado para iniciar manualmente os locais de trabalho do ASTER na guia “Configurações gerais”. Para evitar que esta janela apareça quando o PC estiver ligado, marque a caixa de seleção “Do not ask this question again.”
Solicitação de Ativação Automática
Digite a licença ASTER na caixa de texto para continuar o procedimento de ativação automática. O arquivo de entrada de senha pode aparecer se você tiver definido a senha durante a criação da licença principal.
Clique no botão “Ativar” para ativar o número de série da licença principal.
Você pode cancelar a ativação da licença principal, clicando no botão “Cancelar”.
Janela de notificação "Expiração da Licença"
Uma janela com uma mensagem de lembrete contendo uma “lista de licenças” com base em assinatura e que expirará. Cada linha contém o tipo de licença (avaliação ou temporária), o número de locais de trabalho licenciados e a data de expiração da licença..
Por padrão, o lembrete começa a aparecer 15 dias antes da data de expiração da licença mais próxima e aparece todos os dias. O alerta de data seguinte permite que você altere esse comportamento.
Janela "Conta de Utilizador para Terminais"
i você pode alterar as informações de login para cada terminal. Você pode configurar o login automático com uma conta específica. Para evitar o login automático, defina o valor padrão como “Mostrar caixa de diálogo de login”. Você pode selecionar o tipo de conta (domínio ou local) do tipo de conta , “Conta de Domínio” ou “Conta Local”.
Dependendo da escolha, a janela será diferente:
Se você selecionar o tipo “Conta Local”, poderá selecionar a conta de usuário em uma lista. Se você selecionou “Conta de Domínio”, o nome de domínio e o nome da conta devem ser inseridos manualmente.
-
“Conta de Domínio” esta opção seleciona o uso da conta de domínio.
-
“Conta Local” seleciona o uso da conta local.
-
O campo “Nome do Domínio” – você precisa digitar o nome do domínio aqui.
-
O campo “Conta de Domínio” – você precisa digitar o nome de usuário da conta de domínio aqui.
-
Botão “Contas de Utilizador” – abre um snap-in do sistema no qual é possível visualizar, editar e criar contas locais (se você tiver privilégios suficientes para isso).
-
O Menu suspenso “Conta Local” – contém uma lista de contas locais.
-
Campo “Palavra Passe” – digite a senha da conta. Você pode deixar este campo em branco se você não tiver definido a senha para a conta de usuário.
-
Campo “Confirmar a Palavra Passe” – digite novamente a senha neste campo para verificar a exatidão da senha digitada.
Janela "Atribuição de saídas de vídeo "
Nessas janelas, você pode definir algumas opções avançadas para a placa de vídeo: o tipo de ponteiro do mouse (software ou hardware) e reatribuir a placa da saída de vídeo a uma superfície de vídeo diferente.
aqui você pode ver uma lista de superfície de vídeo, há uma barra com todas as saídas de vídeo do cartão.
Você pode especificar que tipo de saída de vídeo você gostaria de atribuir a essa superfície de vídeo.
A caixa de seleção “Hardware Cursor” permite que você selecione o tipo do ponteiro do mouse. Não há garantia de que o Windows permita que você cumpra sua escolha, mas você pode tentar. Por favor, note que você precisa reiniciar o computador para ver se suas alterações foram aceitas pelo sistema.
A saída de vídeo atribuída à superfície de vídeo no momento é marcada com uma borda e um texto em negrito do texto da verificação de seleção.
Caixa de Seleção “Permitir clonagem de displays “
A clonagem de displays permite que você exiba uma imagem de uma superfície de vídeo para vários monitores.
Janela "Endereço de IP para Local de Trabalho"
Para que alguns programas de rede funcionem corretamente, pode ser necessário atribuir o local de trabalho a diferentes endereços IP, por exemplo, para jogos de rede ou para garantir a interação de rede das estações de trabalho e sua identidade na rede. A janela contém configurações que permitem selecionar endereços IP e também vincular aplicativos individuais e / ou pastas inteiras com aplicativos a endereços IP selecionados para locais de trabalho. Se você precisar dessas configurações, preencha a tabela com os aplicativos / pastas que deseja vincular ao endereço IP e selecione a regra pela qual a ligação será feita.
Importante: A lista de aplicativos / pastas é comum para todos os locais de trabalho do ASTER.
Para abrir as configurações, clique no botão na coluna “Endereço IP” na guia “Opções Extra“.
Selecione o endereço IP da lista que você deseja atribuir ao local de trabalho atual. Você só pode usar o endereço IP estático para a atribuição.
Selecione a opção “Aplicar a todos os programas e pastas”, se quiser vincular os endereços IP selecionados a todos os aplicativos. Neste caso, a lista abaixo não será levada em conta.
Selecione a opção “Aplicar apenas a programas e pastas da lista”, se quiser vincular o IP apenas aos aplicativos e pastas da lista abaixo.
Selecione a opção “Aplicar a todos os programas, exceto os da lista”, se você quiser vincular o IP a todos os aplicativos, exceto os listados abaixo.
A tabela contém uma lista de programas e pastas com o aplicativo que será usado para formar uma lista de vinculação de programa ao endereço IP. No “Nome do objeto”, há caixas de seleção que permitem incluir / excluir temporariamente objetos da lista. Para preencher, clique no botão “Adicionar à lista”, selecione a lista para excluir e clique em “Remover da lista”. O botão “OK” salva as alterações feitas e fecha a caixa de diálogo. O botão “Cancelar” fecha a caixa de diálogo sem salvar as alterações.
Janela "Aplicações e Pastas "
A “visualização em árvore” de arquivos e pastas permite que você encontre o programa (ou pasta), – selecione o desejado e clique no botão Adicionar aplicativo ou Adicionar pasta. O botão torna-se ativo somente dentro da ramificação do computador e permite que você adicione todo o programa da pasta selecionada.
botão “Adicionar pasta” – clique para adicionar todos os programas da pasta selecionada à lista.
botão “Adicionar aplicativo” – clique para adicionar o aplicativo selecionado à lista.
Janela "Confirmar Destino do Dispositivo"
Tabela de seleção de dispositivos para mover os dispositivos que foram arrastados e soltos. A coluna da direita mostra as atribuições do dispositivo no local de trabalho antes e depois da operação. Ele também contém uma caixa de seleção que permite selecionar os dispositivos que serão reatribuídos.
Botão “OK”salvar as novas configurações do dispositivo e fechar a janela.
Botão “Cancelar”fecha a janela sem salvar as alterações.
Janela "Atribuição de dispositivo a terminal"
Para abrir esta janela, clique na opção “Atribuição de Terminal” no menu de contexto do dispositivo atribuído.
Para atribuir o dispositivo a um Terminal, marque a caixa de seleção ao lado do número do terminal. V ocê pode atribuir um dispositivo a tudo ou a nenhum.
Se o dispositivo puder ser usado simultaneamente por vários terminais (dispositivo compartilhado), marque a caixa de seleção “Entre Todos”.
Se o dispositivo não permitir o compartilhamento, você poderá especificar apenas um terminal no qual ele será usado. Para fazer isso, marque a caixa de seleção “Entre Nenhum”. ou seja, nenhum terminal irá usá-lo.
Janela "Solicitação de suporte"
Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.
Janela "Definições de Terminais"
Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.
Janela "Configuração do Servidor Proxy"
Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.
Janela "Minhas licenças"
Você pode abrir essas janelas com a lista de licenças clicando no botão “Meus IDs de ativação” na guia Sobre.
A “ID de instalação” contém a ID atual da cópia instalada do programa ASTER
A tabela de licenças – contém a lista de licenças ativadas neste PC
O botão “Salvar” – permite salvar a lista de licenças em um arquivo de texto.
Janela "Verificar se há atualizações"
O link para verificar a atualização fica disponível na guia “Sobre”, depois de executar o ASTER (asterctl.exe) como administrador.
O campo “Sua versão” – contém o número da versão do ASTER atualmente instalado.
O campo “Versão atual” – contém o número da versão do ASTER que está atualmente disponível
O campo “Informações da versão” – contém as informações sobre as alterações adicionadas a versão atual.
O botão “Download” – quando clicado, iniciará o download do pacote de instalação da versão do ASTER
Janela "Chaveador de dispositivos de entrada"
Você pode abrir esta janela no menu de contexto da imagem do sistema na guia “Local de Trabalho” Workplaces.
O campo “Ctrl +“ contém o nome da chave, que permite alternar dispositivos de entrada entre os locais de trabalho. Por padrão, esta é a combinação de Ctrl + F12, mas se necessário, pode ser facilmente alterada ou completamente desativada. Para alterar a combinação de teclas, clique no arquivo e pressione a tecla desejada e, em seguida, clique no botão OK para salvar as configurações.
O botão “OK” salva as alterações feitas.
“Cancelar” Este botão cancela quaisquer alterações feitas.
O botão “Restaurar” desativa o uso de teclas de atalho.
Janela "Criar Licença Master"
Para abrir a janela para criar a licença principal, você precisa executar o comando: asterctl –make-master, que fechará o Painel de controle ASTER. Para mais detalhes. ASTER Master License
Entre no campo “Pacote de Licença” – o número de série do lote para o ASTER.
Digite a senha no campo “Senha”, que será solicitada na ativação ASTER nos computadores clone. Este campo é opcional.
“Criar registro mestre ASTER” – cria no disco um registro da presença da licença principal (direitos de administrador são obrigatórios). Este procedimento também remove qualquer licença ASTER existente no PC mestre.
Botão “Sair” – fecha as janelas para criar a licença principal
Janela "Experimental Settings"
A caixa de seleção “Support for special graphical modes” pode melhorar o desempenho do aplicativo gráfico (Jogos) no modo de tela inteira, mas nem sempre funciona ou causa BSODs. No entanto, não houve nenhum problema relatado ainda. Se você estiver satisfeito com problemas de taxa, marque essa caixa de seleção e execute aplicativos em tela cheia. Você precisa reiniciar para aplicar as configurações
Na versão 2.16, adicionamos suporte para “Display-Only-Devices (DOD)”. Esses dispositivos são usados para adicionar monitor adicional ao sistema, mas não são capazes de executar aplicativos gráficos a toda velocidade, como em placas gráficas. A placa usa recursos do sistema existentes para exibir gráficos no monitor. Os dispositivos DOD são suportados pelo Windows 8, mas os drivers compatíveis para dispositivos de link de exibição (monitores) surgiram somente desde o Windows 10 Build 14393. Portanto, o suporte para monitores Display Link no ASTER é suportado desde a versão 2.16. O suporte do DOD no ASTER é parcialmente ativado por padrão: o ASTER detecta esses monitores e permite que você os atribua a locais de trabalho, mas a tela pode exibir “artefatos”. A caixa de seleção “ Support for display devices” permite melhor suporte para dispositivos DOD, depois de verificá-lo, reiniciar o PC e os “artefatos” na tela devem parar de ser exibidos.